quarta-feira, 6 de maio de 2009

Modernize a sua mentalidade


“Elegância não é acompanhar a última moda, mas estar sempre usando aquilo que lhe fica bem”. Sabe quem escreveu a frase ai? Clarice Lispector. Uma das maiores escritoras da Literatura Brasileira. É, ela também escrevia sobre moda. Aliás, não apenas sobre moda, como também comportamento, beleza e como ser uma mulher moderna. As dicas eram dadas nas páginas femininas de alguns dos principais jornais da época como Comício, Correio da Manhã e Diário da Noite (aposto que se Clarice fosse viva estaria também na blogosfera). O livro Correio Feminino, da Editora Rocco, traz uma série de textos escritos por Clarice durante a década de 60 e publicadas nos jornais.
Veja alguns dos conselhos de Clarice para a mulher daquele tempo. Eles continuam atuais, mesmo tendo sido escritos há 40 anos. Uma prova de que quando o assunto é moda o que vale mesmo, como bem disse a escritora, é modernizar, antes de qualquer coisa, a mentalidade.

O perigo, quando se fala em moda, é que moda termina parecendo lei. E para muitas mulheres é mesmo: “Não posso porque não está na moda”, ouve-se muito. Muitas não chegam a dizer, mas chegam a contrariar o próprio gosto, e mesmo o que lhes vai bem, contanto que façam da moda uma prisão. Ora, moda é tendência, tendência geral a ser adaptada por cada uma de nós, a ser usada com prazer, e não nos escravizar.

“Lembre-se: moda é moda, mas quem manda mesmo é você. E quem escolhe também: a cor da moda é roxo, mas ninguém está lhe dizendo que tom de roxo. Quem sabe o lilás, modalidade mais suave do roxo, vai melhor com seu tipo?“

“Nem sempre é preciso recorrer e comprar o que o figurino manda - ou então sentir-se humilhada por não poder comprar. Muitas vezes, a imaginação e um ‘jeitinho’ resolvem: com o que você tem em casa não poderá, por exemplo, achegar-se à moda, sem gastar mais do que lhe convém?

Um comentário:

Lélia Sampaio disse...

Rose, a mulher mandava bem em tudo mesmo. Elegância é isto!