segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia da Água e o jeans autolimpante


Hoje, Dia da Água, uma idéia prá lá de inovadora: jeans sustentável. Dentro de um saco especial e direto para o congelador a lavagem do jeans, a roupa mais popular do planeta, não precisa de água, sabão ou máquina de lavar. O jeans orgânico, apresentado na Alemanha chega ao Brasil e mostra que é possível agregar tecnologia à moda e tornar um produto popular em algo mais ecologicamente correto.
Usando algodão, fibras e tingimentos sem componentes químicos ou agressivos ao meio ambiente, além de orgânicos e com uma limpeza eco-eficiente, as peças ainda contemplam o critério de versatilidade, tão importante na moda sustentável.



Apesar do boa ideia, o jeans que elimina bactérias e sujeiras ao ficar congelado por em média 12 horas não tem o resultado de limpeza 100% efetivo (em caso de lama, por exemplo, não é recomendada a lavagem alternativa e é preciso recorrer à lavagem tradicional), e mesmo depois do processo de esfriamento, algumas manchas poderão ser notadas na peça.
Defeito? Para a representante da peça no Brasil, a empresária Jandira Barone, longe de um ser um defeito, esse fator deve ser encarado como um positivo diferencial do produto. Para ela, o descongelamento e congelamento repetido do jeans ainda ajuda a amolecer as fibras e a torná-lo cada vez confortável, facilitando o ajuste da peça ao corpo do cliente. Mesmo com um valor que pode ser considerado por muitos um preço nada “enxuto” (R$ 300,00), o jeans verde é um exemplo real de como a moda e a responsabilidade com o meio ambiente podem seguir um caminho ético e estiloso, com o apoio que vai dos métodos orgânicos e naturais de produção até as mais novas tecnologias e pesquisas.

Fonte: http://blog.eco4planet.com/
Fotos: Divulgação