terça-feira, 2 de agosto de 2011

Doutora em Moda


Para ela moda é coisa séria. A jornalista Renata Pitombo está em Paris concluindo estudos de pós-doutorado na área de Moda. Ela participou de colóquio na Universidade Paris V, Sorbonne, sobre o tema “Moda e Estilo”, quando falou do “Gosto na Moda”. Para Renata o curso de estlismo que fez na Escola de Moda – ESMOD foi uma experiência extremamente rica. A jornalista aproveitou o tempo livre para visitar a exposição Madame Grès-La couture à l'oeuvre. “Trata-se uma estilista francesa super conhecida, que ficou famosa por seu trabalho com o drapeado. Sua produção foi extensa, entre os anos 30 e 80”, explicou.

A Sagração da Aparência
No próximo dia 5 de agosta a jornalista apresentará a Moda e o Jornalismo em um livro: A Sagração da Aparência: Jornalismo e Moda na Bahia. O Forte São Diogo, no Porto da Barra, um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador, foi o espaço escolhido para o lançamento do novo livro. O evento acontece às 20:30 horas. A publicação traz o selo da Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA
O lançamento integra a programação da sétima edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), que acontece em Salvador entre quarta e sexta-feira, promovendo um intercâmbio entre professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados na área de estudos culturais. Durante o encontro, a EDUFBA apresenta mais cinco livros.
Com 227 páginas, o livro de Renata Pitombo “resgata a discussão teórica sobre a moda, indo além do universo fashion e analisa a abordagem que este fenômeno recebe por parte dos meios de comunicação, sobretudo na Bahia”, conforme define a autora. Além disso, a obra lança um olhar interpretativo sobre os jornais A Tarde e Tribuna da Bahia e analisa os elementos que contribuem para uma possível aproximação entre a moda e a área da comunicação.
Renata, que é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, apresenta seu novo trabalho após uma temporada de estudos de oito meses na Europa, cumprindo programa de pós-doutorado na área, na Sorbonne. Em Paris, ela participou ainda de um curso de estilismo na Escola de Moda – ESMOD, exposições de arte e uma série de eventos acadêmicos.


Informações da Jornalista Socorro Pitombo. Na foto Renata Pitombo, no centro, em evento em Paris.