quinta-feira, 28 de maio de 2009

Moda e Jornalismo


Dimas Oliveira, Blog Demais, me apresentou o Blog Novo em Folha e o post da jornalista Ana Estela de Souza Pinto, sobre moda para jornalistas cujo tema era a entrevista de Regina Martelli, consultora de moda da Globo no blog Telemultimídia . De blog em blog e de clique em clique encontrei uma outra matéria sobre o figurino do Fantástico e a entrevista da jornalista Patricia Poeta, concedida para a revista Manequim.

Nas entrevistas Regina e Patricia falam da importância do visual de quem trabalha nos programas jornalisticos e a necessidade de saber adequar a moda ao trabalho. Mas quem acha que apenas os jornalistas de TV devem se preocupar com a aparência está enganado. Cuidar do visual é importante em todas as profissões e os jornalistas dos veículos impressos, da Internet e do rádio também devem ficar atentos: Na minha opinião é preciso ter senso de ocasião. Não dá para ir de qualquer jeito em uma cobertura jornalista mais formal, por exemplo. O contrário também não vale. E nunca é demais lembrar que para se vestir bem não precisa usar o que não tem nada a ver com você, nem é necessário esta na "última moda" ou usar roupas de grife.

Reproduzo aqui um trecho da entrevista de Patricia Poeta (foto do Blog Telemultimídia) a Revista Manequim. Se quiser saber mais basta clicar nos links acima.

As suas produções no Fantástico figuram sempre na lista dos mais pedidos da Central de Atendimento ao Telespectador da TV Globo. Como você vê esse sucesso?
Com surpresa. Normalmente, são os figurinos das novelas os campeões de consultas. Mas acho que há uma explicação para esse sucesso: apostamos em modelos bonitos e práticos, que as mulheres poderiam usar para ir a um jantar ou mesmo a um compromisso de trabalho. O resultado é de um trabalho em conjunto, da equipe de Regina Martelli, a editora de moda do Jornalismo da Globo, e minha. Toda semana nos reunimos para falar sobre ideias e escolher as melhores opções para o domingo seguinte. Levamos em conta, inclusive, o conteúdo do programa. Num domingo de Oscar ou Carnaval, por exemplo, cabe algo com mais brilho.

Qual é a sensação de o figurino de uma jornalista se destacar mais do que as roupas usadas pelas atrizes nas novelas?
O grande desafio do figurino em jornalismo é o equilíbrio. Nem eu nem a roupa devemos brilhar mais do que as notícias e histórias que temos para contar. E sabe qual a melhor pista de que estamos no caminho certo? O retorno das pessoas que me param nas ruas no dia seguinte. As mulheres sempre falam da roupa, elogiam o modelo ou a cor. Mas também mostram que viram e entenderam as reportagens, querem discutir os assuntos.

Sex Dica


Que propaganda hein meninas?! A Pecado Original é uma boutique de lingeries e artigos eróticos que gosto muito e para o Dia dos Namorados está promovendo cursos de tirar o fôlego: de sedução, massagem erótica, strip tease. Bem que as lojas de lingeries daqui de Feira poderiam promover algo semelhante, não é mesmo? Aposto que por aqui também faria o maior sucesso.