segunda-feira, 27 de julho de 2009

Leia com atenção!

Se a última coisa que você nota na sua roupa é a etiqueta interna preste atenção nas 10 informações abaixo. Elas são preciosas para quem não quer perder aquela roupa que tanto gosta por falta de atenção.
Lição número 1 - Não se deve tirar a etiqueta da roupa. Se você não sabe identificar os símbolos é hora de aprender. E se você mande suas roupas para a lavanderia a etiqueta é fundmental para que se identifique o que pode ou não usar na lavagem.
Lição número 2 - Saber como conservar a roupa é importante também em caso de troca. O Código de Defesa do Consumidor diz que o fabricante ou lojista só são obrigados a trocar caso o produto apresente defeito.
Lição número 3 - Se ao comprar uma roupa a etiqueta não tiver todas as informações o consumidor deve denunciar o fabricante ao Inmetro, responsável pela fiscalização dos produtos têxteis.
Lições número 4 - As etiquetas evem trazer nome, razão social, indicação de tamanho, identificação fiscal, país de origem, indicação do nom das fibras e sua pocentagem e cuidados para conservação do produto.
Lição número 5 - O primeiro símbolo da etiqueta sempre diz respeito à lavagem. E o valor numérico dentro do símbolo indica a temperatura adequada da água durante a lavagem. A barra embaixo significa que a ação mecânica da máquina deve ser branda.
Lição número 6 - O segundo símbolo significa alvejamento à base de cloro, o "X" indica que não é permitido usá-los. O símbolo de um quadrado quer dizer que estamos tratando do processo de secagem, após a lavagem. O círculo dentro do quadrado significa limpeza a seco.
Lição número 7 - A combinação destes símbolos nos permitem entender que é possível a secagem em tambor rotativo. O ponto no centro nos indica que a temperatura selecionada deve ser a mínima.
Lição número 8 - O penúltimo símbolo da etiqueta, cujo desenho é o de um ferro de passar roupa, nos diz informações sobre como deve ser o processo de passadoria, ou seja, como deve-se passar a roupa à ferro.
Lição número 9 - O ponto dentro do símbolo significa que o ferro deve ser regulado para uma temperatura máxima de 110°C, ou seja, deve-se evitar usar ferro a vapor ou prensa, pois corre-se o risco de danificá-la.
Lição número 10 - O último símbolo indica o processo de limpeza a seco.

* Os sinais são protegidos internacionalmente, seu uso é obrigatório e são registrados na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que diz que é possível usar símbolos ou frases