quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Para arrasar








Os óculos de sol são, para mim, mais do que um simples acessório. Além de proteger os olhos dos raios solares eles acrescentam charme e elegância. Adoro os grandes. E por isso mesmo estou adorando as tendências para a Primavera/Verão 2010: coloridos, grandes e até mesmo desproporcionais, escondendo boa parte do rosto. (Mais Barbarella, impossível!)

As grifes famosas apostam nas cores divertidas e joviais, em armações unissex, estilos futuristas, molduras transparentes e lentes polarizadas, que reduzem o clarão refletido pelo sol e previnem ofuscamentos. Veja as tendência para as próximas estações nas fotos da Elle, onde a modelo usa os óculos by Costança Bastos e as apostas da Dior e da Miu Miu.
E se você não é do tipo que segue a moda custe o que custar, mas não sabe bem como escolher os óculos segue abaixo alguns dicas dos especialistas. E não é apenas o formato do rosto que eles observam, a cor do cabelo o tipo de pele e até mesmo o nariz e orelhas devem ser levado em consideração na escolha dos óculos a serem adquiridos. Afinal, o peso dos óculos, o material utilizado, o tamanho das bases de apoio podem "detonar" o seu visual. Confira as dicas:
Formato do rosto e tipo de armação
Redondo: lentes no sentido vertical, abaixando até as bochechas e com armações um pouco "duras", de linhas verticais. As armações mais favoráveis são de forma ovalada, ligeiramente alargada ou retangulares. Evitar formas redondas, pequenas e estilo "mariposa".
Ovalado ou largo: para compensar um rosto mais largo, a armação deve "ampliar" o rosto para fora. Formatos "mariposa" na parte superior e ovalado na inferior são indicados. Os rostos ovalados são ideais para óculos.
Quadrado: suavize os traços angulosos de seu rosto com armações grandes, de formas ovaladas descendentes, formas mariposa ascendentes ou retangulares, que alargam o rosto, ou formas arredondadas. Deve-se evitar armações quadradas.
Triangular: bordas ligeiramente curvas, para equilibrar com a parte estreita do rosto. Linhas suaves e armações arredondadas, mas ligeiramente ovaladas. Sua lente ideal é a de linha fina pequena, nunca maior na parte de cima e mais estreita embaixo.
Cor dos cabelos
Cabelo ruivo e castanho claro - pele dourada ou rosada: armações transparentes, prata, tons frios ou um pouco descoloridos (efeito desbotado pelo sol)
Castanho escuro - pele clara: armações prata ou preta, azul escuro, vermelha e tons intensos de cores frias (violeta e cinza, por exemplo).
Loiro - pele dourada: armações mescladas de cores escuras ou claras, tons jade e salmão.
Castanho escuro - pele morena: armações corais, turquesa ou mescladas de cores claras.